Com o propósito de “Fazer Arte e Encantar Pessoas”, a Cia. Cultural EMCANTAR é uma organização sem fins lucrativos com atuação em Araguari e Uberlândia-MG, que há mais de 20 anos realiza produções artístico-culturais e projetos sociais de arte-educação.
Nessa jornada, o Grupo EMCANTAR já se apresentou em mais de 55 cidades para mais de 200 mil pessoas, enquanto o EMCANTAR Social já realizou dezenas de projetos beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e educadores. Um dos segredos para a sua perenidade é uma gestão em constante aperfeiçoamento.
Além disso, sua experiência com Planejamento Estratégico pode inspirar muitas organizações que como eles trabalham por uma causa social e cultural, enfrentando diariamente o desafio da sustentabilidade no Terceiro Setor.
Até o ano de 2011, a gestão do empreendimento foi guiada pela vontade e idealismo do grupo de artistas-educadores-gestores, porém realizada de modo empírico, utilizando os talentos individuais e a disposição de participantes engajados para o atendimento das necessidades formais de projetos e ações, bem como para a estruturação de áreas, atividades, processos e funções dentro de um organograma institucional capaz de sustentar o modus operandi da organização.
Em 2012, arrumar a casa era a necessidade primordial para a profissionalização visando a perenidade do grupo e do sonho. Por meio de uma parceria com a Q3, foi realizada uma reestruturação organizacional baseada em diagnóstico de todas as atividades da equipe, descentralização das responsabilidades e processos, elaboração de descrições de função para todos, levantamento de oportunidades de melhoria, modelagem de um novo modelo de gestão e formação da equipe em gerenciamento de projetos.
Em 2013, os gestores decidiram continuar a parceria e iniciar o seu primeiro planejamento estratégico estruturado envolvendo todo o grupo gestor da instituição. O trabalho foi realizado em oito workshops no modelo de imersão com o grupo gestor, por meio da aplicação do Método Construindo a Estratégia da Q3. Seguindo a premissa de desenvolver um trabalho colaborativo e adaptado à realidade e necessidade do grupo de forma simples e acessível, chegou-se a um alinhamento profundo e conciso de “Onde queremos chegar?” e “Como faremos para chegar lá?”.
Entre os resultados do primeiro Planejamento Estratégico, destacam-se: a redefinição da identidade do grupo, visão, missão e valores; benchmarking com 45 instituições do terceiro setor com foco em cultura-educação; elaboração do mapa estratégico com objetivos estratégicos definidos; desdobramento da estratégia em projetos; planejamento de todos os projetos estratégicos, definindo escopo, objetivo, cronograma, orçamento e equipe de trabalho.
A implantação do plano envolveu todas as pessoas da instituição, assim como pontos de controle periódicos em que os líderes apresentavam os avanços e as dificuldades e juntos decidiam sobre os próximos passos de cada projeto estratégico.
Desde então, passou a existir uma cultura de planejamento estratégico no EMCANTAR, na qual o grupo gestor realiza anualmente um trabalho de revisão e atualização do plano e do acompanhamento de resultados.
Durante as revisões, os projetos estratégicos estão sujeitos a sofrer mudanças de objetivo, meta, equipe e podem ser finalizados e/ou criados outros projetos de acordo com as novas realidades. Além da revisão de objetivos e projetos, a partir das discussões do plano foi possível compor o orçamento anual com base em todas as demandas e investimentos levantados durante as revisões anuais, facilitando o controle e a gestão dos resultados durante cada período.
Em sete anos de muito aprendizado, o EMCANTAR já realizou 25 projetos estratégicos e conquistou vários objetivos previstos.
Em 2020, o grupo está repensando o modelo de Governança e criando estratégias de inovação para as suas ações e projetos a fim de aprimorar ainda mais a eficiência de sua gestão e, consequentemente, aumentar o impacto da sua ação no mundo.
Curiosidade: Os projetos recebem nomes de jogos ou brincadeiras da cultura popular como, por exemplo, Ciranda, Lego, Dominó, Amarelinha, War, Toca, Escalada, Quebra Cabeça, Bambolê, Memória, etc.