Por acreditar na força do trabalho voluntário e entender que é também da sua responsabilidade contribuir para o desenvolvimento social, desde o início da Q3 sua fundadora tem como prática realizar projetos sociais que atuam na estruturação e no fortalecimento da gestão de organizações do Terceiro Setor a fim de que possam alcançar melhores possibilidades de crescimento, perenidade e impacto em suas ações.
Não há dúvida de que uma das práticas primordiais para uma boa gestão é a elaboração do Planejamento Estratégico.
Em 2020, contribuímos na criação do Plano Estratégico do Grupo Luta pela Vida, a ONG do Hospital do Câncer que ao longo de 24 anos atua em diferentes frentes, captando recursos para realizar investimentos desde a capacitação profissional até o desenvolvimento de estruturas e aquisição de máquinas e aparelhos de última geração para o tratamento do câncer, oferecendo um atendimento de qualidade e 100% gratuito para Uberlândia e região.
Todo o trabalho foi realizado de forma colaborativa, envolvendo todos os gestores da instituição durante cinco encontros em formato de imersão no período de dois meses.
Utilizando a metodologia da Q3 para a construção da estratégia, conseguimos em pouco tempo resgatar a história do grupo para alinhamento e aprendizado dos envolvidos; revisamos a Missão, Visão e Valores da instituição; estruturamos e analisamos os pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades; elaboramos o Mapa Estratégico com objetivos e metas estabelecidos e alinhados com a visão de futuro; desdobramos a estratégia em Projetos Estratégicos com definição clara de escopo, prazo e responsáveis.
Veja o depoimento de umas das gestoras que participaram do processo:
“Já tive a oportunidade de participar de Planejamento Estratégico em outras instituições. Além de muito teórico, geralmente é pouco dinâmico e nada visual. Com a metodologia da Q3 achei mais simples, didático, tranquilo de desenvolver e com muita reflexão importante para a definição dos nossos objetivos, metas e projetos. Para minha surpresa, o processo de construção foi tão natural que quando percebi já tínhamos elaborado o plano todo e ficou muito fácil de entender e seguí-lo.”
________________________________________
Joelma Pinheiro
(Coordenadora de Captação Grupo Luta pela Vida).
Tão importante quanto planejar o futuro é construir as bases para o acompanhamento e execução dos objetivos e projetos estratégicos. Este é o desafio atual do grupo.
Quer contribuir com essa causa?
Com o propósito de Lutar pela vida do paciente e atuar no combate ao câncer, o grupo oferece várias formas de doação.
Acesse o site e faça você também parte dessa história.