Com sede em Uberlândia (MG) e São Paulo (SP) há mais de 80 anos, a ITV Urbanismo considerada a loteadora com mais tempo em atividade no Brasil é referência no mercado imobiliário.
Nessa trajetória, já comercializou 75 mil lotes, correspondendo a 18 milhões de m². Com o desafio de desenvolver as pessoas e fomentar uma cultura baseada na melhoria contínua, a Q3 foi convidada pela ITV para trabalhar na concepção, implantação e realização de um programa de melhoria e inovação chamado PMC, que na sua 1º edição desenvolveu oito projetos durante um ano, envolvendo mais de 25 pessoas.
O primeiro passo foi a criação de um Comitê Gestor que definiu os objetivos, as regras e estruturou o modelo de reconhecimento do Programa, com prêmio de 15 mil para o 1º lugar e 10 mil para o 2º, e por fim planejou a sua divulgação. Em seguida, foi lançado oficialmente o programa e todos os colaboradores se envolveram com ideias e propostas de melhorias que seriam posteriormente selecionadas.
O interesse foi tão grande que 85% da equipe participou do programa. Após a aprovação das ideias pela diretoria, as equipes se organizaram por projetos e foram capacitadas e treinadas no Método dos 3Qs (Qual o Problema? Qual a Solução? Qual o Resultado?), metodologia utilizada durante todo o Programa.
Mas para aprender de verdade é preciso praticar. Para isso as equipes contavam com a nossa mentoria a fim de orientá-los a usar o método em cada fase do projeto, sugerir e ensinar as melhores técnicas e ferramentas para as diferentes situações, sendo que na primeira edição mais de 20 delas já foram aplicadas.
Programa lançado, Comitê Gestor alinhados, ideias aprovadas, metodologia definida, equipe treinada e motivada.
Estava tudo pronto para iniciar os projetos e assim foi feito, começando pelo entendimento e diagnóstico do problema, depois co-criação e implantação das soluções e, por último, apuração dos resultados. Para o encerramento do programa a ITV inovou com uma Mostra de Projetos, evento aberto para toda a empresa, no qual as equipes compartilharam as soluções e os resultados alcançados e projetados.
O comitê selecionou os melhores projetos, concluindo com o reconhecimento, entrega de prêmios e celebração. As conquistas foram muitas, mas podemos destacar que as equipes conseguiram implantar ideias novas e criativas, mapear, melhorar, padronizar e automatizar vários processos, aprimorando a gestão e o controle, eliminando o retrabalho, melhorando a produtividade, reduzindo custos e projetando um ganho econômico-financeiro superior a um milhão e meio de reais.
E a equipe se desenvolveu? Seguindo a metodologia de trabalho da Q3, as equipes transformaram ideias em projetos, solucionaram problemas de forma criativa e colaborativa, resolveram conflitos, aprenderam a defender suas ideias e projetos para a diretoria e isso só foi possível porque desenvolveram novas habilidades e competências durante toda a jornada de um ano de projeto.
Na pesquisa que aplicamos, 95% dos participantes disseram que desenvolveram competências como: resolução de problemas, foco, protagonismo, comunicação, trabalho em equipe, liderança, foco em resultado e/ou foco do cliente. Para nossa satisfação, 100% respondeu que gostaria de participar do programa em uma nova edição. Atualmente, a 2º edição do PMC está a todo vapor com sete projetos em andamento. E a ITV continua estimulando e reconhecendo o envolvimento dos seus colaboradores na busca constante por aprimorar e inovar em seus processos.
Esse é um case que vale a pena conhecer, você não acha?